O SEO vem se transformando cada vez mais em algo mais complexo, diante das últimas atualizações do Google, vemos que o algoritmo do Google está cada vez mais longe do que foi um dia.
O mais importante sabermos é para onde o Google está caminhando e começarmos a trilhar o mesmo caminho.
Muitas das atualizações recentes ainda nem foram 100% implementadas aqui no Brasil, então é quase certo termos um grande número de alterações de posições na página de busca.
Temos alguns pontos importantes que temos que ter em relação ao futuro do SEO: Desempenho e UX de sites (Core Web Vitals), volatilidade nos resultados de acordo com a intenção de buscas, fortalecimento do Google meu negócio, resultados voltados para sites que entreguem de maneira mais direta o que o cliente busca.
WEB Vitals
Essa pode parecer uma simples atualização do Google exigindo que os sites tenham um melhor desempenho e sejam mais rápidos.
Mas o Web Vitals vai muito além, ele trata de toda a estrutura do site e como o Google quer que seja o seu funcionamento.
Vamos fazer um exercício rápido de memória:
– Sabe aqueles sites que você entra e tem um banner animado na primeira página, com vários elementos com animações e etc? Quando foi a última vez que você clicou em banner desses?
Provavelmente a resposta deve ter sido nunca, não é mesmo? Pois o Google sabe disso, sabe que as pessoas não se importam mais com excesso de elementos em sites, principalmente em versões mobiles.
O que os usuários querem é entrar em um site e encontrar aquilo que elas buscam, seja um formulário de contato ou um botão que jogue para o Whatsapp, ou mesmo um botão para adquirir um produto. Por isso, é preciso repensar a forma como sites são feitos, com foco não só na aparência, mas em toda a experiência do usuário no seu site e o desempenho dele, como o tempo que ele demora para carregar, também faz parte disso.
O Google já anunciou que o Web Vitals começa a contar como fator de ranqueamento a partir de março, ainda não sabemos como vai ser o impacto dessa atualização, se sites que não estiverem bem otimizados irão ou não perder muitas posições. Mas de qualquer forma é sempre bom se precaver e começar a rever o funcionamento e desempenho do seu site.
Saiba mais sobre o nosso serviço de Agência de SEO e se mantenha no topo do Google.