Transformar o branco do editor de textos em algo relevante para o público do seu Blog nem sempre é uma tarefa FÁCIL, é um misto de inspiração e esforço exigidos ao máximo até mesmo de quem tem mais experiência na produção de textos para Blog. Ao se propor a fazer com que seus leitores reajam a suas publicações deve-se realizar uma análise de alguns pontos importantes, que vão além do domínio do conteúdo.
A produção de um texto revela em parte a personalidade do escritor, permitindo que seu leitor possa conhecer um pouco sobre seus posicionamentos e sentimentos. Um público atraído pelos conteúdos do seu Blog se tornará consumidor de seus produtos e serviços e também será um potencial divulgador da sua marca.
O engajamento dos seus leitores é alcançado ao se observar algumas estratégias INDISPENSÁVEIS. A Organização Internacional “The Content Strategy Alliance”, define a estratégia de conteúdo como sendo:
“Fazer o Conteúdo certo, para o leitor certo, na hora certa e por meio de um Plano Estratégico de Criação, Entrega e Administração do mesmo”
Esse entendimento deve nortear a sua produção de textos, sendo VOCÊ um profissional experiente ou apenas iniciante na produção de conteúdo para web.
Passe por estes PASSOS importantes até publicar o seu texto
1 – PLANEJAMENTO
Para alcançar o seu objetivo ao escrever um texto, faça um planejamento de suas ações referentes à sua produção. Levante algumas perguntas importantes e as responda antes mesmo de começar a escrever uma linha sequer.
Qual o Público que irá ler o meu texto?
Conhecer o seu público alvo é fundamental para moldar o seu texto, afinal de contas eles é que darão o retorno esperado, então saiba quem está sentando em frente ao computador em busca de seus conteúdos.
Antes de começar a escrever, é fundamental conhecer o seu público-alvo. Quem são eles? Quais são seus interesses, necessidades e desejos? Ao compreender o perfil do seu leitor ideal, você poderá adaptar o tom, o estilo e o conteúdo dos seus textos para atender às suas expectativas.
O meu texto contem o que meu leitor precisa?
Entenda como pensa o seu público, pois em em algum momento da vida VOCÊ precisou encontrar de alguma forma das informações que hoje disponibiliza em seu Blog.
Como devo me comunicar com essas pessoas e qual o tipo de linguagem devo utilizar?
Saiba qual o tipo de texto funciona para o seu público, como eles se comunicam e qual linguagem terá melhores resultados, sendo possível que para determinado grupo uma linguagem formal seja altamente indispensável, já para outros a informalidade é altamente atrativa.
O que meu conteúdo tem que os outros textos que falam do mesmo assunto não tem?
*Esse é um dos pontos que o colocarão à frente de outras páginas. É preciso desenvolver em determinadas situações um mesmo tema, mas com as característica inerentes a sua página. E é claro que eu nem preciso falar do absurdo que é realizar uma cópia total do conteúdo de outra pessoa.
Além de poder infringir os direitos autoriais, o Google, que é o principal buscador da internet e um parametrizador de boas práticas, pune esse tipo de atitude com perda de posicionamento ou até mesmo exclui uma página de seus resultados de busca, o que significa morrer para internet.
Então não copie de forma alguma os textos produzidos por outras pessoas, e se VOCÊ é daqueles que acham que tudo isso não passa de mera especulação, é melhor não arriscar, pois cada vez mais o algoritmo implementado tem como analisar técnicas que tentam manipular o sistema de pesquisas.
Agora que VOCÊ já levantou os questionamentos necessários, vamos passar para mais algumas dicas ainda relacionadas ao Planejamento do seu conteúdo. Como eu afirmei anteriormente o Google é maior plataforma de buscas na internet e portanto, deve ser seus aliado na divulgação dos seus textos.
Trabalhe com o foco voltado a obter o melhor rankeamento orgânico dentro do Buscador, essa forma de pesquisa posiciona os principais resultados, sendo uma estratégia fundamental para apresentar seu trabalho a possíveis interessados.
Por esse motivo atente-se à estrutura de seu site como um todo e tenha uma atenção especial ao uso de palavras chave. Entenda como funcionam as técnicas de Otimização dos Mecanismos de Busca (SEO), que contribuem para um melhor posicionamento nas Páginas de Resultados de uma Busca (SERPS).
Uma ótima ferramenta para conseguir palavras chave relacionadas ao assunto abordado é utilizar um Planejador de Palavras do Google
Em alguns casos é possível que em seus textos exista uma aproximação com seu leitor, por meio de uma história pessoal, o que pode ser bastante interessante, tendo por base as relações atuais e a necessidade que os usuários de redes sociais têm em se manterem conectados.
E outra dica é justamente sobre as Redes Sociais, que dispõe de um espaço bastante promissor, quando o objetivo é alcançar novos visitantes para o seu Blog. Uma publicação feita dentro dessas mídias, pode viralizar, alcançando muitos compartilhamentos, o que trará ótimos resultados para sua página. Escolha as plataformas que melhor combinam com seu negócio e compartilhe seus conteúdos.
Defina seus objetivos
Qual é o propósito do seu blog? É educar, informar, entreter ou vender produtos? Definir claramente seus objetivos ajudará a direcionar o tipo de conteúdo que você deve criar. Seja consistente em seu propósito e mantenha o foco ao longo dos seus artigos.
Faça uma pesquisa de palavras-chave
As palavras-chave são essenciais para otimizar seu blog para os mecanismos de busca. Identifique quais termos relacionados ao seu nicho têm um alto volume de busca e uma concorrência moderada. Use ferramentas de pesquisa de palavras-chave para encontrar as melhores opções e integre-as naturalmente ao longo do seu texto.
Crie títulos atrativos
O título é a primeira impressão que os leitores têm do seu artigo. Ele deve ser claro, conciso e despertar o interesse do leitor. Utilize títulos criativos, intrigantes ou que prometam uma solução para um problema específico. Lembre-se de incluir a palavra-chave principal para melhorar sua relevância nos mecanismos de busca.
Utilize uma linguagem simples e direta
Ao escrever para um blog, é importante utilizar uma linguagem clara e acessível. Evite jargões técnicos ou termos complicados que possam confundir o leitor. Transmita suas ideias de forma direta e concisa, tornando o conteúdo fácil de entender e absorver.
2 – PESQUISA
Não abra mão dessa parte da produção de conteúdo, mesmo que VOCÊ seja um especialista no assunto, pois sempre é possível encontrar algo que estamos deixando de fora do texto. Então pesquise os conteúdos mais bem rankeados e veja de que forma está sendo abordado o tema em questão.
Para um nível de análises mais avançadas existem ferramentas que vão além do conteúdo e trazem uma descrição das técnicas de SEO empregadas na página e até mesmo a presença de anúncios pagos (Google Adwords).
Durante a pesquisa, navegue utilizando a Guia de Navegação Anônima, para que os resultados apresentados não sejam influenciados por seu índice de pesquisas.
Faça o levantamento de informações em páginas de outros países, principalmente conteúdos produzidos em inglês, é possível encontrar ótimos artigos produzidos nesse idioma, até porque é a língua do business no mundo inteiro.
Os vídeos encontrados durante a pesquisa podem servir como uma fonte de inspiração para criar seus conteúdos. Eu sei que o tema desse post é sobre criação de textos, mas falando especificamente de vídeos para o Youtube, as descrições postas devem sempre remeter ao tema abordado de forma a referenciar o seu Blog, essa é mais uma maneira de ganhar visitantes.
A busca por imagens relacionadas ao tema proposto podem contribuir da mesma forma que o vídeos, sendo fontes de inspiração.
Feita uma boa etapa de pesquisa é hora de produzir o texto.
3 – PRODUÇÃO
Confesso que nessa etapa do processo, por mais que existam métricas e regras, a produção dos textos devem ser abordadas de maneira mais pessoal. Há inúmeras formas de iniciar a produção textual, em alguns casos se utiliza de pequenos tópicos colocados no próprio editor, a fim de organizar a ideias e discorrer sobre cada um desses.
Outra forma bastante interessante é criar mapas mentais para visualizar melhor a ideias com relação ao tema. Toda estrutura é montada em volta da ideia principal e tem seus destaques por meio do uso de cores diferentes e elementos visuais.
Há também um misto entre a criação de tópicos e os mapas mentais, chamada de Fichas Mentais. Esse método tem maior eficiência em seu uso de forma manual, com folhas (fichas) e lápis de cores diferentes.
Escolhido um método de organização do seu texto, é preciso colocá-los de forma coesa e coerente. Um conteúdo bem divido em tópicos e sub-tópicos facilita a leitura e dá ao leitor a possibilidade de encontrar de maneira mais rápida algo que queira destacar.
O artigos obedecem uma espécie de hierarquia que é definida dentro editor de textos do seu Blog. Dispomos das seguintes configurações que vão de H1 a H6 (Headlines):
-
H1 é a mais importante (título);
-
H3 os subtítulos dentro da categoria H2.
Fique atento à formatação do seu texto, pois o primeiro contato do leitor com o seu texto é visual e influenciado amplamente pela estética. Algumas técnicas podem fazer com que os leitores se interessem o mais rápido possível pelo seu conteúdo.
O que se sabe é que a maioria dos leitores ao encontrarem um texto, fazem uma primeira “vista” em busca de palavras ou sentenças que referenciem e atendam ao objetivo de sua busca.
Uma pesquisa realizada por Nilsen Norman Group levantou o comportamento desses leitores e observou algumas tendências, com isso conseguiu traçar alguns recursos que podem ser usados para chamar atenção de quem visita um Blog.
Título e Subtítulo do seu texto
Devem ser bastantes chamativos e conter informações relevantes para seu leitor, que ficará atraído pela chamada do texto. Parágrafos curtos e frases simples são mais fáceis de ler e compreender. Evite blocos de texto longos, pois podem cansar o leitor. Ao criar parágrafos, concentre-se em transmitir uma ideia ou pensamento por vez. Isso tornará seu conteúdo mais digerível e agradável de ler.
Destaque
Utilize o negrito para destacar as palavras mais importantes para o seu texto ou aquelas que VOCÊ sabe que chamarão a atenção do seu leitor.
Parágrafos
Apresente apenas uma ideia por parágrafo e de forma bem sucinta.
Facilite a leitura do seu texto
Utilize listas com marcadores (Bullets) o que vai deixar seu texto mais bonito e ajudar na leitura. Essa técnica aumenta as chances de leitura em até 300%
Conte histórias e exemplos
As pessoas adoram histórias! Ao incorporar narrativas em seus textos, você torna o conteúdo mais envolvente e memorável. Utilize exemplos e analogias para ilustrar conceitos complexos de forma mais clara. Dessa forma, você cria uma conexão emocional com o leitor e o mantém interessado no seu blog.
Faça perguntas retóricas
As perguntas retóricas são uma técnica poderosa para envolver o leitor e fazer com que ele reflita sobre o assunto abordado. Elas despertam a curiosidade e incentivam a leitura contínua. Utilize perguntas estrategicamente ao longo do seu texto para manter o leitor engajado e estimular sua participação.
Posicionar o texto
Os Visitantes de um site passam 69% do tempo olhando para o lado Esquerdo da página e 30% olhando para o lado direito. Então VOCÊ já sabe onde colocar o conteúdo mais importante do seu site.
Representar os números
Visualmente, escrever um número como “sessenta e nove” não aparece tão bem quanto representá-lo em forma de numeral 69.
Credibilidade e Autoridade
É algo que envolve muitos fatores relacionados ao autor do texto, mas algumas dicas podem ajudar deixar o seu conteúdo mais confiável e torná-lo uma “autoridade” no assunto.
Utilize gráficos e crie saídas em seu texto para outros sites que falam do mesmo assunto, o que também funciona muito bem para o SEO do seu site, pois o Google pontua os links de saída.
Quantas PALAVRAS devo escrever em meus textos?
Os dados apresentando no mesmo estudo ao analisar formatações de textos distintas apontam para um caminho contrário do que geralmente funciona para o Google e para os leitores, vamos entendê-los.
Foram apresentadas 5 versões do mesmo site e os textos dispunham das seguintes formatações:
1 – Versão Completa do Conteúdo;
2 – Versão Resumida com foco na objetividade (58% melhor);
3 – Versão mais escaneável, ou seja, de fácil leitura (47% melhor);
4 – Uma combinação entre as 3 versões, que foi a que obteve os melhores resultados de usabilidade – chegando a 124%.
Mas um outro estudo demonstra que os textos mais longos obtêm melhores resultados referentes a busca e são mais compartilhados pelos leitores, que acabam por valorizar e reconhecer conteúdos que levaram mais tempo para serem produzidos. E o Google ainda indexa de maneira mais eficiente textos que contenham mais de 2 mil palavras.
Em um conteúdo mais extenso estão presentes variações das palavra chave principal, o que torna seu site mais atrativo para o Google, que não procura por apenas as palavras chave, mas também por suas relações.
Por último, nota-se que conteúdos com uma média de 1500 palavras são mais compartilhados pelos leitores em suas redes sociais.
Agora que seu conteúdo está pronto é preciso escolher um Título que faça jus a tanto trabalho na produção do texto e que chame a atenção dos visitantes do seu Blog, gerando um interesse em prosseguir com a leitura. Existem números nada atraentes que trazem o título como o ponto de partida para o sucesso do seu texto.
Esses números que mostram que 8 em cada 10 pessoas vão ler o seu título, olha que bom, você pode alcançar 80% dos visitantes somente com o título.
Mas espere um pouco e veja que isso não significa que você já conquistou o leitor, pois apenas 2 em cada 10 pessoas vão ler o restante do seu artigo. Eu sei, isso é muito triste e para você que até agora está comigo, MUITO OBRIGADO!
Então trate o título do seu texto com todo cuidado, pois como vimos que ele é tão importante quanto o restante do conteúdo. Levante os possíveis títulos e escolha o que melhor represente o seu conteúdo e atraia o leitor.
Em meus textos faço um pré-título ainda na fase de escolha do tema, mas sempre o reavalio com base em novas ideias, junto a nossa equipe de produção.
4 – DIVULGAÇÃO E ALCANCE
Por fim a divulgação. Agora que seu texto está pronto é preciso divulgá-lo para que alcance seus leitores e analisar qual será a reação, os comentários e as críticas.
Como forma de divulgar o seu texto aposte em plataformas distintas como: e-mail, fóruns e redes sociais. Além de fazer a publicação em sua própria conta, você deve postar em perfis e comunidades que tratam do mesmo assunto.
O seu texto pode servir de reposta para alguma dúvida de usuários de fóruns, então você pode deixar um link para o seu Blog.
É preciso estar preparado para absorver respostas negativas ou até mesmo a baixa audiência do seu conteúdo. Pegue tudo que foi dito de bom ou ruim e transforme em algo melhor.
5 – Textos para SEO
Além de criar um conteúdo valioso, é importante otimizá-lo para os mecanismos de busca. Utilize a palavra-chave principal no título, nas subheadings e ao longo do texto. Escreva meta descrições atraentes e inclua links internos e externos relevantes. Lembre-se também de otimizar as imagens do seu blog, utilizando palavras-chave nos atributos ALT e nos nomes dos arquivos.
Um dos principais motivos para se fazer um texto para um Blog é gerar tráfego para o seu site. Dessa forma a estratégia ideal de um texto para SEO é conseguir construir um texto que consiga prender a atenção do seu lead, mas que também cumpra os requisitos de SEO do Google.
Por isso, assim como vimos, utilização das tags H1, H2 e etc, são de suma importância. Palavras-chave nas imagens, uso de palavras no mesmo campo semântico. Cuidado com a densidade de palavras-chave e etc.
Conclusão
A produção de textos para blog requer criatividade, planejamento e conhecimento sobre o público-alvo. Ao seguir as dicas e estratégias mencionadas neste artigo, você estará no caminho certo para criar conteúdo de qualidade que seja relevante para seus leitores e otimizado para os mecanismos de busca. Lembre-se de sempre analisar os resultados, ajustar sua estratégia e aprender com a experiência. Agora é hora de colocar essas dicas em prática e transformar seu blog em um sucesso! Boa escrita!
Essas são algumas DICAS para criação de conteúdo, que podem melhorar os resultados da sua página. Mas caso VOCÊ precise de um apoio mais completo, entre em contato conosco.
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