As boas estratégias de marketing dependem de uma escolha criteriosa de itens, como a palavra-chave e os meios de comunicação empregados.
Até pouco tempo atrás, contar com um plano de marketing elaborado era algo feito somente por grandes empresas.
Hoje em dia, já se percebe uma grande mudança nesse cenário, com micro e pequenas empresas fazendo e aplicando estratégias eficientes.
Ainda que com pequenos orçamentos, muitas empresas obtêm o resultado desejado, dentro de suas metas e objetivos.
Ferramentas como a própria internet e as redes sociais são muito úteis no que tange a diminuição dos custos para a implantação de uma estratégia efetiva de marketing.
Seguindo um plano de marketing à risca, é possível despertar o interesse do consumidor de forma rápida, acarretando na intenção de compra e fechamento do negócio, como para a aquisição de um sistema para controle de acesso.
O segredo para quem busca uma estratégia de sucesso é não usar fórmulas prontas, dando todo o foco para aquilo que seu negócio tem de mais particular.
É essencial usar e abusar da criatividade, visando cativar seu público com os atrativos que sua marca tem para oferecer.
Segundo a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, a aplicação adequada de um plano de marketing tende a gerar um aumento de 10% nas vendas.
Esses resultados proeminentes vem da ligação criada com o consumidor por meio de uma mensagem clara da proposta da empresa, aumentando as chances de finalização dos negócios.
Neste artigo, vamos pontuar as principais estratégias de marketing aplicadas atualmente para entendermos porque escolher uma estratégia para seu negócio é tão importante.
Principais estratégias de marketing
Pontuamos a seguir as principais estratégias de marketing aplicadas no mercado atualmente, por empresas dos mais diversos setores, como uma empresa de aluguel de geradores.
Entre as diversas opções existentes de como fazer suas estratégias, selecionamos aqui as seguintes:
- Inbound Marketing;
- Outbound Marketing;
- Marketing de Conteúdo;
- Marketing de Influência.
A seguir, explicamos um pouquinho sobre cada uma destas estratégias para você entender mais sobre sua aplicação.
Inbound e Outbound Marketing
O Inbound e o Outbound Marketing são duas estratégias quase que opostas, no sentido que o Inbound visa a atração passiva de clientes, enquanto o Outbound visa uma busca ativa por eles.
O Inbound Marketing é uma estratégia que cria essa atração dos clientes utilizando conteúdos personalizados direcionados a perfis pré-estabelecidos de cliente ideal (ICP).
Já o Outbound Marketing trabalha com a prospecção ativa de clientes a partir de uma lista de contatos, em que se entra em contato com cada um deles oferecendo suas soluções.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia em que uma empresa, como serviço de digitalização de documentos, produz conteúdo valioso, único e relevante, engajando e gerando valor para seus clientes.
É uma das principais ferramentas do Inbound, de forma que se cria uma percepção positiva da marca, aumentando o potencial de gerar novos negócios.
Marketing de influência
O Marketing de Influência envolve trabalhar com produtores de conteúdo independentes que possuem influência sobre grandes públicos.
Essa estratégia de marketing digital usa os influenciadores digitais para que eles criem uma ponte entre seu público e sua marca, rendendo um impacto positivo.
Ao criar parcerias com quem já possui um público extremamente fiel e engajado, fica mais simples adquirir novos clientes que confiem em sua marca, e influenciar na decisão de compra deles.
Aplicando sua estratégia de marketing
Para estimular as vendas de seu produto, como balões para decoração de aniversário, é importante compreender que uma estratégia de marketing bem elaborada precisa estar focada na captação de novos clientes, assim como em melhorar a imagem da sua empresa.
O papel do consumidor foi algo que se alterou muito nos últimos tempos, de forma que hoje temos um perfil mais contido, que não faz negócios por impulso. Por isso, gerar valor é essencial.
A tendência é que cada vez mais o consumidor priorize a qualidade do atendimento, assim como dos produtos e serviços prestados.
Dessa forma, é importante entender que o marketing não se trata apenas da fase de pré-vendas, abrangendo também o pós-vendas.
É importante que as empresas saibam vender as soluções gerando clientes realmente satisfeitos, que irão considerar a sua marca para compras futuras, além de indicar para amigos, familiares e conhecidos.
Considerações Finais
Boas estratégias de marketing não são necessariamente aquelas que contam com custos exorbitantes, e sim aquelas que contem com um bom planejamento e direcionamento dos esforços.
Portanto, é crucial gerar valor para seus clientes, criando consumidores fiéis e que fazem indicações do seu negócio.
A indicação é uma das formas mais efetivas e simples para você conquistar novos clientes, pois existe a confiança na pessoa que o indicou, que já conhece suas soluções.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.