O copywriter é a pessoa responsável pela estratégia de negócios que visa convencer o lead a tomar determinada atitude, podendo ser das mais variadas, como comprar um produto, adquirir um serviço ou influenciar um cliente a engajar mais com a empresa.
Normalmente a técnica é utilizada em práticas de marketing, buscando influenciar um número de pessoas, podendo também ser aplicada ao departamento de vendas e impulsionar lojas físicas e e-commerces nos diversos canais de comunicação.
Ademais, o mundo atual está em constante evolução, e a tecnologia junto da internet proporcionou que diversas empresas, desde as que vendem mochilas promocionais até as que comercializam materiais de construção, ganhassem mais espaço.
Assim, a tecnologia permitiu que diversas estratégias surgissem voltadas para todos os tipos de públicos e negócios e, dessa forma, o copywriting tem conquistado cada vez mais modelos e conseguido mostrar o seu valor.
Entenda mais sobre o conceito de copywriting
Esse modelo de negócios tem como principal funcionalidade o CTA, sigla do termo Call to Action, ou Chamado para Ação, convidando sempre o lead a tomar atitudes, fazendo um sistema de venda mais suave, como xícaras personalizadas ou até mesmo etiqueta para impressora térmica.
Normalmente, funciona melhor com estratégias de atração de clientes, como o marketing de conteúdo, conhecido também como inbound marketing. Mas isso não significa que não pode ser adaptada para funcionar de outras maneiras.
Dessa forma, é visível que o seu site, página na internet ou blog pode ser muito beneficiado, porque é através da constante criação de conteúdo que eles se mantêm vivos e geram popularidade, aumentando o alcance e conseguindo se tornar relevantes.
Sem mencionar que, independentemente se é utilizado junto do comércio de letra caixa ou em um e-commerce de produtos geek, alguns benefícios podem ser usufruídos quando se utiliza de copywriting, principalmente quando junta ao inbound marketing, como:
- Maior alcance da marca;
- Maior número de vendas;
- Mais engajamento do público;
- Virar uma autoridade no segmento;
Claro que muito pode variar dependendo do ramo da empresa e da forma como ela trabalha, assim como o segmento e o seu porte, mas é possível aproveitar ao máximo o que o copywriting tem a oferecer.
Dicas para produzir um bom copywriting
Para ter acesso a todos os benefícios que foram citados anteriormente, é preciso estar atento a algumas dicas importantes. Pensando nisso, trouxemos os pontos principais da criação de conteúdo, confira:
01 – Tenha referências
Tudo na vida é composto e criado pelas referências dos criadores, e elas só se desdobram e são desenvolvidas dentro da obra, projeto ou produto quando ele consegue imprimir essa criatividade no que está oferecendo para as pessoas.
Independentemente se o seu blog falará sobre as diferentes formas de negociação de uma empresa de letreiro ou sobre como fazer uma organização lucrar mais com suas ações, é preciso saber organizar suas ideias e ter algo relevante para mostrar.
Em outras palavras, pesquise bastante e tenha propriedade no que mostrará ao usuário, mostre paixão, conhecimento e informações que realmente agreguem valor a ele.
02 – Conheça o seu público
Conhecer o seu público é fundamental para a estratégia de copywriting junto com as newsletters, com o storytelling e com os métodos conhecidos da prática que funcionem e tragam, de fato, algum valor para o trabalho.
O público é quem alimenta o seu blog, eles que dão acesso e trazem vida, fazem com que o trabalho valha a pena, seja por lucro ou por satisfação pessoal. Entendê-los e compreender o que buscam é parte do seu trabalho e fará com que o copywriting seja mais eficaz.
03 – Utilize a linguagem ideal
A partir do momento em que você conhece o seu público, já saberá aproximadamente do que eles gostam, desgostam e qual é o perfil. Baseado nisso, busque investir em uma linguagem que converse melhor com eles, não é preciso falar e escrever bonito.
Esse tipo de ação se conecta a eles e faz parecer que você é um amigo próximo, dando mais liberdade e comodidade aos usuários. Isso os deixa mais à vontade e dispostos a interagir, criando engajamento com o conteúdo do seu blog.
04 – Saiba contar uma história
O método de storytelling pode te ajudar a aprender como contar uma história e, baseado nisso, envolver seus leitores e instigar a curiosidade deles. Dessa forma, eles ficarão sedentos pelo seu conteúdo e irão buscá-lo cada vez mais.
Saber contar uma história é um dos métodos que também envolve o copywriting, mostrando como ele pode ser envolvente e funcional nos dias de hoje.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.