O ano de 2022 está chegando ao fim e você está encontrando dificuldades para estabelecer metas para o seu novo ciclo?
Seja na vida pessoal ou profissional, estabelecer metas e objetivos é extremamente importante, visto que elas direcionam os nossos esforços em busca de algo que desejamos.
Porém, é preciso ter muito cuidado ao criá-las, visto que metas muito agressivas e irreais podem causar ansiedade e sentimentos como angústia, tristeza e frustração. Metas devem servir como motivadoras, nunca o contrário. Nesse sentido, entender e aplicar o método SMART é muito interessante.
Para ajudá-lo nesta nova fase que está batendo a porta, convidamos os profissionais em coaching do IBND – Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento para explicar esse método que é utilizado por grandes nomes do empreendedorismo e que de fato proporciona resultados favoráveis.
Ficou interessado neste assunto? Continue acompanhando!
Metas SMART: o que são?
Proposto por Peter Drucker, considerado por muitos o pai da administração moderna, em seu livro “The Practice of Management”, o método SMART é um anagrama das palavras, em inglês, que define cinco conceito indispensáveis para criação de metas mensuráveis, atingíveis e realistas.
Vamos conhecer cada um desses conceitos que formam o método SMART? Acompanhe!
S – Específica
Logicamente, para que objetivos possam ser alcançados, é vital que metas específicas sejam estabelecidas. Afinal, “se um homem não sabe para que porto se dirige, qualquer vento lhe é favorável”.
A elaboração de uma meta específica fará com que você tenha um alvo definido para trabalhar, eliminando a possibilidade de perder o foco e ainda te dá a possibilidade de saber a todo momento a direção a seguir.
M – Mensurável
Como ensina Peter Drucker, aquilo que não se mede não pode ser gerenciado. Por este motivo, toda meta precisa ser mensurável. Ou seja, a meta foi cumprida ou não? Se sim, em quanto tempo foi cumprida? Se não, o que ainda falta ser realizado?
Se uma pessoa quer, por exemplo, perder 5 quilos antes de uma viagem que acontecerá daqui a 4 meses, é importante dividir o número em semanas e meses. Dessa maneira, ele saberá quantos quilos terá de perder por mês, quantos gramas você precisa perder por semana.
A – Atingível
É realmente possível atingir a meta que você está estabelecendo? Estabelecer metas inatingíveis significa em outras palavras destinar um projeto ao fracasso. Por isso, no método SMART a intenção é justamente a de dividir a execução em passos de modo realista e alcançável.
R – Relevante
Entenda que não é a quantidade de metas que irá garantir o sucesso de um projeto, mas sim a relevância de cada uma para conquistar o objetivo. Por isso, pense: todas as suas metas definidas são realmente relevantes?
T – Tempo
O último fator importante do método SMART é que uma meta precisa ter um prazo. Como na meta que demos de exemplo aqui, o objetivo é “perder 5 kg em quatro meses”, nela é possível saber em quanto tempo você quer cumprir a meta.
É hora de fazer acontecer. Desperte!
Todos já temos em nós mesmos as ferramentas necessárias para cumprir com metas e atingir objetivos. E estes potenciais podem ser potencializados, e esta é justamente a proposta do curso de coaching oferecido pelo Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento – IBND.
Aplicando um método moderno, poderoso e completo para performance e produtividade, a formação levará você pelo caminho da transformação de forma que você se torne uma pessoa e profissional capaz de desenvolver planos de ações efetivos. Desperte o seu poder!