Quando se fala em Marketing digital, muito se fala em dicas para e-commerce, blogs, produtores de conteúdo e etc.
Mas e se você possui um negócio local, qual a melhor estratégia?
Podemos trabalhar diversas estratégias de marketing digital, mas nós da Cloud Market focamos na estratégia de criação de site e gerar tráfego para este site. E acreditamos que a melhor forma de gerar tráfego é o SEO (otimização de sites para o Google).
E você pode fazer algumas coisas simples que já podem gerar resultados para o seu negócio.
Com alguns simples passos você já pode se distanciar dos concorrentes, já poucos negócios locais investem em SEO, sendo mais comum investirem em campanhas pagas como o Adwords.
SEO Local
Uma das melhores formas de se conseguir ter resultados na internet é aparecendo no Google, sendo esta, uma das maiores ferramentas de vendas do mundo.
Já é padrão de comportamento do consumidor ir ao Google antes de comprar ou contratar algo, seja para comprar diretamente pela internet, ou fazer uma pesquisa sobre o produto antes, ou mesmo pesquisar sobre a empresa que vai contratar.
Por isso a importância em aparecer no Google para qualquer tipo de negócio.
O SEO (search engine optimization) é justamente para aproveitar esse público que faz buscas no Google.
Existem algumas maneiras de se aparecer em uma página de busca do Google, pode ser por anúncios (Google Ads), no Google maps, por meio de uma ficha no Google meu negócio, e por meio de SEO, que seria o que chamamos de tráfego orgânico, justamente por você não precisar pagar para aparecer.
O SEO Local, consiste justamente em otimizar o seu site para quem busca por produtos ou serviços próximo de você.
O Google está cada vez mais voltando o seu algoritimo para sempre entregar resultados de negócios que estejam próximos a você.
Existe também a possibilidade de se posicionar para quem busca o nome do serviço + o nome do lugar, exemplo: Criação de sites em Florianópolis.
SEO local – Os Benefícios para as Empresas
Toda forma de tráfego é valida, o importante é fazer com que o seu site seja acessado. Mas acreditamos que o SEO seja a fonte de tráfego mais qualificado.
Isso por que quando o usuário vai até o Google e faz uma pesquisa, ele já está como chamamos no marketing “Aquecido”, ou seja, ele já está praticamente decidido a comprar. E se o seu site aparece entre os primeiros resultados, a chance de ele comprar de você é muito maior.
E por mais que o Ads também te permita aparecer nos resultados, já falamos aqui no Blog como as conversões dos resultados orgânicos são muito maiores, e para isto basta você imaginar o seu comportamento quando faz uma busca no Google. É um comportamento natural das maioria das pessoas pular os anúncios e clicar somente nos primeiros resultados orgânicos.
Por isto, é fácil imaginar os enormes benefícios para o seu negócio local em estar nas primeiras posições para as buscas pelo seu serviço e/ou produto.
Por exemplo, para uma empresa de instalação e manutenção de Ar condicionado, aparecer entre os primeiros resultados para “Ar Condicionado Brasília – DF“, “Portas de enrolar automáticas” ou “Arquitetura Hospitalar” pode gerar dezenas de novos clientes.
SEO para negócios locais – Cases de Sucesso da Cloud Market
Nós da Cloud Market temos diversos cases de sucesso de empresas locais que conseguiram alavancar seus negócios com o SEO Local.
Vamos ver alguns e como o SEO pode trazer resultados para praticamente qualquer área de mercado.
Marketing Digital para Clínicas
Independente da área da Clínica, o marketing de busca é uma das melhores estratégias para clínicas, tanto que é uma das áreas em que o Ads é mais concorrido.
Isto por que é uma área em que o cliente tem grandes chances de ir buscar no Google para saber onde ir realizar uma consulta, procedimento e etc.
Aqui temos como exemplo, clínicas dermatológicas e também uma clínica odontológica. A Siga Odontologia é um dos nossos casos de sucesso, pois conseguimos aumentar consideravelmente os acessos orgânicos, e posicionar entre as primeiras posições para palavras-chave importantes e com bom volume de busca como “Dentista DF”.
Veja a mudança exponencial quando realizamos a migração para o site otimizado:
Marketing Digital para Advogados
As próprias regras em relação a divulgação de serviços dos advogados não permite muitos meios tradicionais do Marketing. Por isto, uma estratégia ideal para este nicho é o SEO, pois um advogado ou um escritório de advocacia pode ter um site institucional.
Como case de sucesso, temos um case de um escritório a JTL advocacia, que consegue muitos contatos de possíveis clientes, foi feita uma estratégia para posicionar para palavras-chave essenciais para o sucesso do negócio. Foi posicionado por exemplo, para Advocacia Criminal em Brasília e Escritório de Advocacia DF.
Marketing para empresas de máquinas e equipamentos
Outra área que pode fazer muito sucesso com o SEO, são empresas de equipamentos e máquinas.
Normalmente quem busca por esses serviços busca pela máquina + cidade, pois ele precisa do produto próximo a ele. Por isto, o SEO pode ser uma ótima opção para este mercado.
Já posicionamos clientes para diversas palavras-chave, aumentando significativamente o tráfego orgânico do site.
Se você tambem deseja ter o seu negócio posicionado localmente e aumentar os seus clientes, entre agora em contato!