Muitas Empresas hoje em dia já sabem da importância de se investir em Marketing Digital.
O Mercado da Internet não para de crescer e a capacidade de se conseguir clientes por meio da Internet é enorme.
Cerca de 90% dos consumidores já fazem algum tipo de pesquisa na Internet antes de adquirir algum produto ou contratar um serviço.
Por isso é comum muitas empresas já terem pelo menos alguma estratégia de Marketing Digital.
O mais comum hoje em dia é se investir em campanhas pagas, sendo o Google Ads a principal ferramenta dessas campanhas.
Nós já falamos aqui no Blog como é importante o trabalho de SEO (Otimização para o Google) em Sites Empresariais e E-commerces. Mas muitas empresas que já investem em Ads se perguntam se ainda vale a pena investir em SEO. Principalmente pela diferença do tempo de retorno.
Para saber qual a melhor opção, precisamos primeiramente entender as diferenças entre os dois e então descobrir qual a melhor estratégia para o seu negócio, se investir em Ads, em SEO ou nos dois.
SEO e Ads, as Diferenças
O Google Ads são os anúncios pagos do Google e são a principal fonte de renda da empresa. Muitos acreditam que pelo Google ter investimento em diversos tipos de negócios, sua fonte de renda é bastante variada. Mas na verdade, nos últimos anos a publicidade representou algo em torno de 90% da renda do Google!
Por isso o Google é basicamente uma empresa de publicidade, e o Google Ads é uma das principais fontes dessa renda.
E isso não é à toa, o sucesso do Google Ads se dá pelos ótimos resultados que a ferramenta representa. Além de ser relativamente barata se comparada com outros tipos de anúncios, como Rádio e Televisão.
Como Funciona o Ads
O Google Ads é a ferramenta de links patrocinados do Google.
O Google Ads é uma ferramenta de anúncios onde se escolhe o anúncio baseado em palavras-chave.
Umas das vantagens é que pode-se escolher vários fatores da sua campanha de Ads: Público-alvo, Local e etc. Além disso apesar de estarmos falando aqui apenas da página de pesquisa do Google, as campanhas pagas tem a vantagem de poder aparecer em diversos outros locais, como sites de parceiros do Google etc.
O Ads funciona por meio de uma espécie de Leilão, Você indica qual a palavra-chave que vai usar nas suas campanhas, ou mesmo um grupo de palavras-chave e então o Google faz a sugestão do lance por clique.
Após isso ele vai avaliar o link, a campanha e etc, e definir o custo por clique (CPC).
Assim se a sua campanha tiver um custo de um real (R$1,00) por clique, e mil pessoas clicarem, você vai pagar mil reais. Independente se essas pessoas se tornaram cliente sou não. Por isso é preciso ter conhecimento na ferramenta evitando gerar custos desnecessários.
O Google Ads permite que que se limite o valor das campanhas, por isso se você decide gastar mil reais, as campanhas deixarão de ser exibidas assim que este valor for alcançado.
Algumas palavras-chave são extremamente caras, com um custo muito alto por clique, devido a alta concorrência.
Mas de qualquer forma o Google Ads pode ser uma ferramenta que gera bons resultados, ou até mesmo prejuízos. Por isso é de suma importância se ter um mínimo de conhecimento na ferramenta antes de se começar a fazer anúncios.
A principal vantagem do Google Ads é o fato que você faz a campanha, realiza o pagamento e logo após o anúncio já está nos resultados do Google. Podendo até mesmo dependendo do tipo da campanha e valor investido, aparecer até mesmo na primeira posição.
Isso facilita muito, principalmente aos que estão começando, pois é uma forma rápida de divulgar seu site e conseguir possíveis clientes.
Mas se eu posso pagar o Google Ads e ter na mesma hora o meu Site na primeira página, porque eu deveria Otimizar o meu Site com SEO, que é um método de longo prazo?
Entendendo o SEO (Search Engine Optimization)
Quando se faz uma busca no Google, a primeira coisa que irá aparecer são os resultados pagos e logo após os resultados que são chamados de Resultados Orgânicos, ou seja, links que não pagam e aparecem nos resultados do Google, dependendo da busca entre os resultados orgânicos e o Ads, pode se ter também os resultados locais, em que se aparecem empresas no Google Maps.
Mas como fazer meu Site aparecer no Google sem pagar?
Parece ótimo não é mesmo? Estar na primeira página do Google sem precisar pagar por isso.
Mas não é bem assim.
O que devemos entender primeiramente é o alto nível de concorrência. Um exemplo:
A palavra-chave “escritório de advocacia em SP” o Google encontrou 392 Mil Resultados!
E pode-se ter certeza que grande parte desses resultados estão querendo chegar nas primeiras páginas.
Mas não desanime, uma das vantagens é que a maioria esmagadora desses sites não faz ideia de como conseguir esses resultados.
Investimento em SEO
Apesar de falarmos que o SEO é gratuito, é importante saber que o SEO demanda tempo, muito tempo, e esse por si só já é um grande investimento, já que tempo é dinheiro, não é mesmo?
Além do que o SEO leva para dar resultados (Depende muito do mercado, concorrentes e etc, mas é uma média de 04 meses) se tem o tempo para fazer otimizações, configurações no código do site.
Mas para que você possa chegar nos primeiros resultados precisa-se basicamente de dois tipos de configurações:
O SEO tem basicamente duas vertentes
O SEO Offpage é o SEO que você faz fora do seu site, e está basicamente ligados a Links, que é o que chamamos de Link Building.
O Link building é basicamente se conseguir links direcionados ao seu site, principalmente de sites de autoridade.
Os links são uma das principais fontes de resultados do SEO e leva-se tempo para se conseguir um bom link.
O Google dá muita relevância aos Links porque eles são basicamente como indicações para seu Site.
É como se um site falasse para o Google que confia no seu site, já que ele está colocando um link nele para o seu. E se esse link for de um site de autoridade, as chances de você conseguir bons resultados são enormes.
Já existiram muitas técnicas de se conseguir links de forma rápida, até mesmo compra de links, mas o Google já bloqueou a maioria, já que muitos utilizavam essas técnicas apenas para conseguir bom posicionamento. E como já falamos aqui, o Google está cada vez mais preocupado com a experiência do usuário.
Por isso, hoje uma das melhores técnicas, recomendadas até mesmo pelo Google é a Geração de Conteúdo de qualidade, que faz que outros sites gerem links para esse conteúdo de forma natural.
Já o SEO Onpage é o SEO que você faz dentro do Site, ou seja a otimização que você faz no seu site de acordo com as diretrizes do Google para que ele tenha bons resultados.
O Google leva em conta diversos fatores dentro de um site, que vão desde a velocidade de carregamento da página até a densidade de palavras-chave.
Fazer a otimização Onpage demanda tempo e trabalho, é preciso ter planejamento e definir uma estratégias de quais palavras-chave otimizar e etc.
O Google ao posicionar páginas está contando cada vez mais a experiência do usuário como fator principal de posicionamento, por isso, os fatores de otimização do site, tem como objetivo principal objetivo entregar conteúdo de qualidade e uma boa experiência ao usuário.
A otimização de Sites por si só já é algo que demanda muito tempo, e algumas vezes um site tem tantos fatores ruins que é melhor fazer um novo!
Isso mesmo, existem diversos sites que tem muitas tecnologias que são ultrapassadas (Sites com conteúdo em Flash por incrível que pareça ainda são bem fáceis de se encontrar), não responsivos, com código poluído, e outros fatores que além de tudo ainda deixam o site super lento.
Por isso, realmente muitas vezes é melhor começar tudo de novo, já que corrigir tudo pode demandar mais tempo do que começar do zero.
E você mesmo pode fazer o seu site, o Wordpress, como já falamos aqui, é uma ferramenta incrível para isso.
Mas fique sabendo que se criar um site já otimizado leva bastante tempo, além de precisar de estudo e planejamento.
Para se ter uma ideia, uma boa prática de SEO, define que você utilize 3 Fatores em uma Imagem:
- Nome da Imagem
- A Imagem utilizada já precisa subir para o seu site com o nome que seja um nome que defina bem a imagem e que seja ao menos relacionada com as palavras-chave que você quer otimizar o site. Isso já ajuda bastante, já que muitos sites ainda não fazem isso e é comum encontrar imagens em sites com nomes como IMG001.JPG.
- Tag Alt
- O texto Alt (Texto alternativo) de uma imagem é aquele que aparece quando se coloca o mouse sobre a imagem e aparece um texto descritivo. Essa tag é constantemente ignorado por quem está fazendo um site o que é um erro já que o Google leva ela muito em consideração nos resultados finais, já que essa frase é utilizada para descrever a imagem em si.
- Tag Description
- Essa Tag é onde se pode ter um texto maior, já que ela é utilizada pelo Google para ser lida por ferramentas de leitura de sites para cegos, ou seja, nela é preciso ter uma descrição completa do que se trata aquela imagem. O bom é que o Google também leva em consideração esse texto para o SEO.
Fora que a imagem tem que ser de boa qualidade e não pode ser muito pesada, e o ideal é subir a imagem já com o tamanho exato que se vai utilizar. E os textos das tags tem que ser preferencialmente diferentes um do outro, e todos pensados e planejados de acordo com o estudo de palavras-chave.
Isso tudo para uma imagem!
Parece complicado não é? E esses são apenas 3 fatores o Google leva em conta cerca de 200!
Bom, como podemos ver o SEO realmente é trabalhoso, e por isso demanda muito tempo e esforço. Fora o tempo para se ter bons resultados, que pode demorar meses.
Mas se o SEO demora tanto para dar resultados, demanda tanto esforço, é muito melhor investir no Ads não é mesmo? já que os resultados são quase imediatos.
Bom, na verdade se você estiver investindo apenas em Ads, você pode estar perdendo muitos Clientes!
Ads x SEO
O que muitas empresas e profissionais de SEO não falam é que o Google sempre vai ser muito exigente em relação ao posicionamento via SEO, ou mesmo não revela totalmente como funcionam as suas diretrizes para o posicionamento de páginas. O principal objetivo disso é que é lógico que o Google quer que você invista em Ads, que como dito é uma das principais fontes de renda do Google.
Mas ao mesmo tempo o Google não pode obrigar todos os resultados a serem pagos, já que pesquisas mostram que a maioria das pessoas costuma ignorar os resultados pagos. O Que se sabe é que muitas pessoas tem a ideia de que se aquele link é um anúncio, ele não deve ser de qualidade ou não ser realmente o que elas buscam.
Por isso a taxa de acessos dos primeiros resultados ainda é maior do que a de resultados pagos. E esse fator já é o que faz o SEO ser tão concorrido e ter se tornado um mercado tão grande.
Veja alguns números de uma pesquisa feita pela MOZ, que é uma das maiores empresas de SEO do mundo:
Como podemos ver os resultados orgânicos estão sempre a frente dos resultados pagos. Em alguns casos já se tem estudos de que a diferença chega a ser de 90% dos acessos para os resultados orgânicos e 10% para os resultados pagos!
Ou seja, você pode estar perdendo até 90% de público!
Com essa diferença você pode fazer uma pergunta bem simples: Se o Ads me dá resultados tão bons, então, quanto ganharia estando na primeira página do Google de forma Orgânica?
Acredito que não precisamos responder não é mesmo…
O SEO é Sempre a Melhor opção?
Se os resultados de SEO são tão bons, devo trocar meus investimentos em Ads para SEO?
– Não!
Isso vai depender muito do seu tipo de negócio e qual o seu objetivo principal. Se você é uma empresa de serviços e presta um serviço local por exemplo, o SEO tem grandes chances de ser a melhor opção para o seu negócio.
Agora se você é um E-commerce de celulares por exemplo, vai ser muito difícil trabalhar com SEO. Já que como dissemos aqui, o SEO leva tempo, e o tempo que levaria para posicionar o seu site para algo como “Samsung Galaxy s7” pode ser o suficiente para que seja lançado o “Samsung Galaxy S8” e o interesse neste termo caia repentinamente, e você acaba perdendo o seu tempo investido.
Nesse caso, de produtos que estão em frequente mudança, atualização e etc, o Ads pode ser muito mais viável.
Mas isso também não quer dizer que você não deva investir em SEO, pois você pode ir com o tempo conseguindo posições para palavras-chave mais genéricas como “Compra de Celulares”.
Então, Qual a Melhor estratégia para as minhas campanhas?
Nós aqui na Cloud Market acreditamos que o essencial é o estudo. Deve-se estudar concorrência, palavras-chave, análise de público-alvo e etc.
Somente com isso é que se chega corretamente a melhor estratégia para o seu negócio.
Mas uma regra geral é: Comece com os Dois! SEO e Ads.
Isso mesmo, uma estratégia que pode ser interessante é começar com o Google Ads, que como já dissemos aqui, tem resultados quase imediatos. E enquanto isso você já pode começar o seu trabalho de SEO. E na medida que você for posicionando o seu site para certas palavras-chave, você pode diminuir o seu orçamento para essa palavra-chave ou até mesmo cancelar a campanha.
Isso pode ter um custo mais elevado, já que você vai ter os gastos com Ads e ainda fazer o trabalho de SEO: Otimização do Site, Estratégias de link Building, geração de conteúdo e etc. E muitas empresas tem que contratar algum funcionário para isso, ou mesmo uma agência especializada.
Mas os resultado podem valer muito a pena. Como dissemos aqui, o SEO vai gerar melhores resultados, e assim que você chegar em um certo nível de otimização , o seu site vai ganhando autoridade e posicionar outras palavras-chave pode ficar mais fácil. E quando você já poder diminuir drasticamente as suas campanhas de Ads, você vai acabar tendo um ótimo ROI, já que você vai gastar menos e ter melhores resultados.
Mas se você quer ter custos mais baixos, investir em SEO pode ser a melhor opção.
Campanhas de Marketing – Como Começar?
O mais importante é ter uma boa estratégia de campanhas baseadas em um bom estudo de palavras-chave. Com isso você já pode mensurar qual a melhor forma de começar.
Depois vamos ao item que talvez seja o mais importante na sua estratégia: O seu Site!
Isso mesmo, o seu Site vai ser o centro da sua estratégia. No seu site, você deve conseguir transformar leads (Pessoas interessadas) em Clientes.
E isso é independe da fonte deste tráfego. Se foi paga ou de páginas bem posicionadas. Um Site Otimizado é de Suma Importância!
Como já falamos aqui, o Google está levando em conta cada vez mais a usabilidade do seu site para definir o posicionamento dele. Aí já temos um ótimo benefício, se você segue essas diretrizes do Google, de ter um site rápido, responsivo e com bom conteúdo, além de conseguir melhores resultados no SEO, isso também melhora os seus resultados de Ads!
Isso mesmo, se o seu Lead chega ao seu site por meio de um link patrocinado, e encontra um site que agrade ele, e que seja um site que entregue o que ele procura, as chance de ele se tornar um Cliente são bem maiores.
Melhores Resultados no Ads com um Site Otimizado!
Como falamos no início deste post, o Ads funciona como uma espécie de leilão: cada vez que uma busca é feita ele leva em conta alguns fatores para definir a posição do anúncio.
Um desses fatores é o Ad Rank, o Ad Rank é definido pelo Índice de Qualidade x Lance (CPC Máximo).
Isso permite que caso você tenha um bom Ad Rank consiga uma posição melhor na página do Google mesmo se o lance CPC do seu concorrente seja maior!
Isso garante bons resultados pagando menos.
Mas como eu faço para melhorar o meu Índice de Qualidade?
O índice de qualidade do Google Ads leva em conta 3 fatores:
- CTR (Click through Rate)
- Relevância
- Página de Destino
O CTR é basicamente o número de cliques dividido pelo número de vezes que o seu anúncio foi exibido, ou seja, é importante ter uma boa campanha e com um bom texto para chamar a atenção do Lead e gerar mais cliques.
Já os itens 2 e 3, Relevância e Página de destino, levam em conta basicamente o seu site como parâmetro. O Google leva em conta desde fatores como: Se a página de destino é realmente relevante em relação aquela palavra-chave do anúncio, e também a experiência do Lead na página. Levando em conta itens como navegabilidade, velocidade do site e etc.
Por isso ter um site otimizado é importante até mesmo para caso você vá fazer apenas Ads, porque além de se ter mais chances de aumentar a sua taxa de conversão ainda pode ter melhores resultados no Ads e até mesmo pagar menos no Ads.
Nós já falamos aqui sobre como ter um site otimizado é importante para a sua empresa. Acesse e veja algumas dicas de como otimizar o seu site.
O que a Cloud Market pode fazer por você:
Nós da Cloud Market somos especialistas em Criação de Sites Otimizados.
É comum ver empresas e profissionais prometeram entregar sites que supostamente já vem otimizados para SEO, mas o que se vê, são sites focados apenas na aparência e que esquecem de otimizações básicas que falamos aqui, como planejamento de palavras-chave, Otimização de imagens, Velocidade do site e etc.
Existem diversas ferramentas de SEO para verificar se o seu site está bem otimizado, como por exemplo, as ferramentas de verificação do Google de velocidade e de compatibilidade com dispositivos móveis. E com uma rápida pesquisa por outras ferramentas você pode ver se o seu site está realmente otimizado ou não.
Como dissemos, um Site Otimizado demanda um tempo muito maior do que um site comum, e isso acaba impactando nos custos. Por isso, independente de quem você contratar para fazer o seu site, desconfie de preço muito baixos e sites entregues sem nenhum planejamento e feitos em um ou dois dias (a não ser que o seu objetivo não seja um site otimizado, é claro).
Dependendo do seu negócio, da sua concorrência e etc, um simples site otimizado já pode te colocar na primeira página do Google!
Caso tenha interesse em criar um site otimizado, ou até mesmo uma campanha completa de SEO, entre em contato que nós te mostraremos alguns dos nossos cases de sucesso e como o nosso serviço pode aumentar consideravelmente as suas vendas.
CEO e Gestor de Projetos de SEO na Cloud Market. Especialista em SEO atuando há mais de 9 anos no mercado.