A importância do SEO para seu site de e-commerce
A Internet já tem se tornado a principal ferramenta de vendas de muitas empresas.
Muitas surgiram já na Internet, e dominam o seu nicho, assim como muitas empresas que já tem sua versão física passam a vender seus produtos por meio da Internet.
Existem diversos tipos de e-commerces, desde o pequeno varejista, as grandes lojas de departamento.
Hoje é cada vez mais crescente também, o surgimento dos “E-commerce de Nicho” em que uma determinada loja online vende apenas um determinado tipo de produto. E neles temos os “Micro-nichos” onde se encontram produtos bem específicos e difíceis de se encontrar em qualquer lugar. Como por exemplo: “comida Vegana”.
Independente do seu tipo de e-commerce, se a internet é a sua principal fonte de renda, é preciso ter uma estratégia definida para a divulgação do seu site.
Alguns e-commerces, principalmente da área de moda, se valem muito das Redes Sociais para realizar suas vendas.
É importante ter diversas fontes de tráfego para o seu site, pois isso é um dos principais fatores de sucesso das suas vendas.
E independente se você já tem um certo sucesso nas redes sociais é inegável a força que o Google tem nos negócios digitais.
A maioria das pessoas ainda faz pesquisas no Google antes de comprar um produto!
E estar entre os primeiros resultados é primordial para o seu e-commerce.
Já falamos aqui como é importante aliar uma estratégia de SEO e Ads, já que o ads tem resultados rápidos e o SEO é um investimento de Médio a longo prazo.
Mas o SEO tem sua importância, pois ele recebe em média até 80% mais acessos do que os resultados pagos.
As pessoas têm muita recusa por links pagos, pois acreditam ser mais uma propagando que não tem a ver com o que elas realmente procuram.
Por isso é de extrema importância para o seu e-commerce criar uma estratégia de tráfego que inclua SEO.
Estratégia de SEO para E-commerce
Faça uma pesquisa de palavras-chave e veja o que está disponível para você e então analise os seus concorrentes para aquela palavra-chave e estudo se vale a pena competir com ele.
O SEO para E-commerce tem basicamente dois passos, sendo o primeiro a otimização geral do seu site e logo após a otimização geral dos produtos.
Essa é a estratégia mais comum, faça uma otimização On-page, aumente a autoridade do Site com estratégias de link building e então comece a trabalhar com a otimização dos produtos.
E-commerces maiores tem vários produtos e esse trabalho pode ser bastante estendido.
Por isso uma parte da estratégia é definir quais vão ser os primeiros produtos a serem otimizados, de acordo com um estudo de palavras-chave e concorrência. E logicamente, se vale a pena já investir em determinado produto para aparecer no Google.
E-commerce – Concorrendo com os Grandes
SEO para e-commerce pode ser extremamente difícil para um e-commerce se ele concorre com os grandes players do mercado.
Um exemplo é a venda de eletrodomésticos. São palavras-chave que tem sites de grande autoridade nas primeiras posições.
Não é impossível conseguir brigar com esses grandes players e posicionar o seu site entre eles, mas você tem que pesar se vale a pena o esforço, pois vai precisar de tempo e investimento.
Palavras-chave de Calda Longa
Posicionar o seu E-commerce para “Tennis Nike” por exemplo, pode ser extremamente oneroso devido à grande concorrência.
Mas você pode por exemplo, posicionar o seu site para “Tennis Nike Preto – Masculino”
O termo “Tennis Nike” Seria a palavra-chave principal e o “Tennis Nike Preto – Masculino”
seria a palavra-chave long tail (Calda Longa).
Essas palavras-chave tem muito mais chance de se conseguir posicionar. E apesar de ter um volume de busca muito menor que a palavra-chave principal, a chance de conversão é muito maior, pois quanto mais específica a busca que o usuário faz, mais ele está decidido da compra.
Geração de conteúdo para E-commerce
Quando você está concorrendo com grandes e-commerces, é preciso pensar bem em como conseguir acessos ao seu site e ultrapassá-los no Google.
Já Falamos como as Redes Sociais podem ser uma boa fonte de tráfego para o seu site de vendas. Mas não podem ser a única forma de conseguir clientes.
Se você quiser posicionar o seu site para “Telefone Samsung modelo X” você pode conseguir posicionar o seu site para termos como:
- “Telefone Samsung modelo X – review”
- “Telefone Samsung modelo X – analise”
- “Telefone Samsung modelo X Unboxing”
- E até mesmo “Telefone Samsung modelo X é bom?”
Para isso crie um blog no seu e-commerce e gere esse tipo de conteúdo, e no fim faça o link para a página de venda do produto.
Essa estratégia de geração de conteúdo já vem crescendo bastante e até mesmo grandes lojas online já estão utilizando.
O Submarino por exemplo já possui blogs para diversos assuntos, de acordo com os produtos que ele vende.
Finalizando
SEO para E-commerce é algo complexo e constante, mas se você vende produtos pela internet, deve considerar essa estratégia, pois esse pode ser o fator que vai determinar o seu sucesso.
Nós da Cloud Market somos especializados em Criação de Sites e E-commerces e SEO.
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