Em tempos de crise de isolamento e quarentena, o mundo está aprendendo como se adaptar economicamente a essa nova realidade.
Estamos passando por uma mudança completa no funcionamento de diversos tipos de negócios. Muitas empresas já fecharam as portas e muitos ainda estão tentando se adaptar e não serem tão afetados.
O importante é ter consciência que o estamos passando por uma grande mudança, e que nesses tempos de crise, vamos precisar ter consciência do que deve investir como produto ou serviço de vendas neste momento.
É preciso avaliar toda a sua operação, qual produto ou serviço você consegue vender online e fazer entregas? Consigo transformar o meu produtos em um infoproduto?
E se você já fazia delivery, como aumentar suas vendas?
Mas não se preocupe, se você não tem muitas ideias, continue lendo que vamos passar uma série de dicas.
O Principal mercado impactado é o comércio. Quem tem lojas físicas que vai ter que ficar fechado com certeza sente muito mais o impacto da quarentena. Mas em boa parte dos mercados ainda é possível realizar entregas por meio de pedidos, seja por pedidos por telefone, whatsapp ou alguma outra plataforma de pedidos online.
Mas você pode estar se perguntando meu negócio não faz entregas, funciona basicamente no atendimento presencial, o que fazer?
Cuidados com o seu posicionamento
Antes de Tudo é preciso saber de uma coisa: Não é momento de buscar lucro e sim de tentar diminuir os prejuízos. Você pode sim ir atrás de novos clientes, até por que vai ser normal perder alguns. Mas faça um esforço para manter os seus e ao fazer prospecção e vendas é de grande importância que você tenha cuidado como se posiciona no mercado neste momento.
Você pode acabar passando a mensagem errada e parecer oportunista tentando ganhar dinheiro neste momento delicado.
O Que você tem que deixar claro é que está oferecendo novas opções para os clientes.
É o momento de todos se ajudarem.
Outra dica: Mesmo que você vá manter apenas a operação de pedidos online e entrega, siga todos os procedimentos de segurança de acordo com as autoridade de saúde. Treine toda a sua equipe e principalmente o responsável pela entrega. Todo o processo de higienização dos produtos, embalagens e demais itens é tão importante quanto a entrega do produto em si.
É preciso se planejar para fazer um serviço de entrega, pesquisar motoboys, transportadoras e etc, e ver o que melhor se encaixa no seu tipo de negócio.
Para alguns, a opção de comprar por telefone, ou internet e retirar o produto no local, também pode ser útil.
Mas é preciso avalizar pensando no seu público-alvo, algumas coisas menores as pessoas preferem receber em casa.
Venda e entrega de Kits
Por mais que seja difícil conseguir imaginar o que fazer, é possível sim, usar um pouco de imaginação e usar as entregas online a seu favor.
Por exemplo, se você tem um Petshop, por que não começar a oferecer pequenos kits, como um Kit comida, com ração, petiscos, molhos e etc. Um Kit banho, com shampoo e condicionador para cães, perfume, uma escova e etc.
Se você tem um Salão de beleza, por que não criar kits de hidratantes e outros produtos, personalizados para suas clientes? Você pode fazer um kit para cada tipo de cabelo, e ainda enviar instruções de como manter os cabelos nesses dias em casa.
Consultoria e atendimento online
Dependendo do seu tipo de negócio, você pode utilizar a internet como uma ferramenta para entregar os seus serviços. Já está bem comum por exemplo, vermos pessoas praticando exercícios em casa. Se você é um personal trainer, o ideal é montar turmas online e fazer aulas ao vivo.
Se você trabalha com consultorias financeiras, empresárias e outras semelhantes, já fica muito mais tranquilo migrar para reuniões online.
Dependendo do seu tipo de negócio é importante ficar atento, pois a demanda de serviços pode na verdade é aumentar neste período.
Se você é do ramo contábil, pode começar a oferecer consultoria online para seus clientes para poder saber como lidar com todas essas mudanças de lei que estão ocorrendo, seja seis trabalhistas ou de isenção de impostos.
O mesmo se aplica para advogados, gestores de RH e demais áreas em que as empresas vão precisar de mais auxílio neste momento.
Se você já trabalhava com delivery, o momento é de investir em marketing e divulgação para ampliar o seu alcance.
Se você tinha um restaurante, lanchonete ou algo do tipo, o importante é começar a planejar um sistemas de entrega. Mesmo que a sua operação de entregas seja menor, é melhor do que parar 100% (Desde que possa funcionar de acordo com as legislações vigentes, sendo que estão mudando a toda hora).
Você tem que pensar em toda a estrutura do negócio de entregas, com motoboy, embalagem adequada e etc.
Faça parcerias
Muitas vezes, você tinha um pequeno negócio, como por exemplo, vendia brigadeiros em pontos de encontro de food trucks e talvez o serviço de Delivery não compense para você, por ter um produto de ticket baixo.
Uma boa opção é fazer parcerias. Procure alguém (Até mesmo um desses Food Trucks) que venda lanches e faça uma parceria com ele. Crie combos de Lanche + bebida e sobremesa, onde você fornece a sobremesa e negocia com eles a sua parte do valor recebido.
O mesmo se aplica a vários tipos de produtos, como sucos e até mesmo cervejas artesanais que podem fazer acompanhamento para um hambúrguer por exemplo.
Serviços de Delivery de alimentos e os Apps
Vemos cada vez mais um crescimento vertiginoso dos Apps de venda e entrega de comida, e eles podem ser uma ótima opção para se conseguir clientes, principalmente pelo alcance. Esses Aplicativos costumam ter milhares ou até milhões de usuários o que pode ser excelente para aumentar sua base de clientes.
Mas para muitos negócios, as taxas altas cobradas por esses aplicativos acabam inviabilizando a operação de entrega. Neste caso o que fazer?
Você pode investir no seu próprio meio de divulgação. Algumas opções são:
Você pode criar um site simples com seus dados e colocar o seu cardápio online e um botão de Whatsapp para realizar os pedidos.
O site tem que ser otimizado para celulares e então ter o botão de Whatsapp e informações de contato bem visíveis e de fácil acesso.
Mantenha sempre o seu cardápio atualizado, com informações claras sobre preços, taxas de entrega e etc.
Divulgue o seu site no Facebook e Redes sociais e centralizando tudo para o site, já que lá vai ter o seu cardápio atualizado e demais informações.
Você pode ainda fazer até mesmo a implementação de um sistema de pagamento direto pelo site.
Faça um planejamento de uma parte do seu orçamento para fazer campanhas pagas no Facebook e no Google e em muitos casos, os resultados podem ser melhores do que o de aplicativos.
Educação a distância
Com certeza, um dos ramos que vem crescendo cada vez mais nesses últimos meses é o de Educação a distância.
Você pode usar educação a distância não só para dar aulas para alunos de cursos que você já tinha, como capacitar e aperfeiçoar a sua equipe com treinamento de vendas a distância e etc.
O importante é escolher uma boa plataforma de cursos a distância e então começar a planejar seu conteúdo, gravar e editar vídeos e principalmente reunir os seus alunos. Pode acontecer de algumas pessoas acabarem não querendo fazer o curso EAD, por preferirem o curso presencial, por isso, é importante que você tenha planejado um conteúdo de qualidade e que agregue valor ao seu aluno.
Usando o Marketing digital a seu favor
Com tudo pronto para fazer as vendas online e fazer as entregas, é importante começar a divulgar o seu serviço. E a internet é a melhor opção para isso. Se você já tem uma base de clientes e já se comunica com eles, seja por whatsapp ou alguma rede social, o importante é manter o seu público sempre informado do seu andamento da sua operação, como está o horário de funcionamento, como estão sendo as medidas de limpeza, como estão fazendo os pedidos e entrega e etc.
Mas com o não funcionamento da parte de atendimento presencial da empresa, é importante trabalhar para adquirir novos clientes. Para isso, temos algumas ferramentas que podem ajudar:
Redes Sociais:
Um bom trabalho em redes sociais é essencial neste momento. Boa parte das pessoas está em casa com o celular na mão e este é o momento de alcançar estas pessoas. Saiba que em redes sociais quando se fala de negócios é de suma importância você definir no seu planejamento um orçamento para fazer campanhas pagas.
Tirando poucas redes sociais, como o Instagram, a Grande maioria tem o seu alcance orgânico muito limitado (Sim, existem exceções, mas não vamos falar delas agora).
E mesmo no Instagram, campanhas patrocinadas tem um ótimo retorno. Mas é preciso fazer da forma correta. Campanhas no Facebook tem ótimos resultados, desde que tenha um bom planejamento de público-alvo, criativo e etc. Opções simples como “Impulsionar publicação” podem até funcionar, mas ficam bem longe dos resultados ideais e acabam sendo apenas dinheiro jogado fora.
Faça campanhas bem planejadas e use a central de ajuda do próprio Facebook para tirar todas as suas dúvidas e obter os melhores resultados.
Google:
O Google é uma das principais ferramentas de vendas do mundo (Já é um comportamento natural dos consumidores ir no Google e fazer uma busca pelo produto e/ou serviço, seja para pesquisar preços, lojas próximas ou até mesmo para saber se consegue mais informações sobre sua empresa) e estar presente no Google é sinal de vender mais.
Portanto, quando falamos de busca no Google, existem duas formas de você aparecer:
Google Ads
O Google Ads é a ferramenta de anúncios do Google. Ele funciona como uma espécie de leilão. Você paga para cada clique que tiver no seu anúncio. O valor do clique é definido pela concorrência da palavra-chave, por exemplo: “Pizzaria em São Paulo” tem um valor X para cada clique, que é definido pela concorrência, ou seja, quem pagar mais aparece no topo dos resultados.
Esse é um resumo bem simples de como funciona o Google Ads que pode ser bem complexo, mas não se assuste, você já consegue começar a fazer os seus anúncios de forma simples.
Resultados Orgânicos – SEO
A Segunda forma de se aparecer no Google é conseguindo posicionar o seu site organicamente, ou seja, sem precisar pagar para o Google Ads.
Mas como aparecer nos primeiros resultados?
Na primeira página do Google, temos geralmente 10 resultados, e é importante estarmos entre esses dez primeiros resultados, já que dificilmente as pessoas vão para a segunda página do Google, sendo mais fácil fazer uma outra busca.
Para isso é preciso seguir uma série de regras que o Google quer que tenha no seu site. SEO é um serviço complexo, de médio a longo prazo, mas de excelentes resultados e custos benefícios.
Em um primeiro momento, saiba que o Google tem cada vez mais em suas últimas atualizações, dado importância para a experiência do usuário, e por isso tem priorizado sites que tenham uma boa velocidade, que sejam responsivos (se adaptam a tela do computador) e tenham o protocolo de segurança SSL (HTTPS).
Essas já são medidas importantes que já geram um resultado no seu site e também faz com que seu usuário tenha uma maior facilidade para navegar.
Google meu negócio
O Google meu negócio vem se tornando uma poderosa ferramenta de divulgação de empresas locais. A ferramenta está cada dia mais completa e permite que você publique uma série de informações sobre o seu negócio, como: Dias e horário de funcionamento, telefone para contato, link para o site, informações sobre a empresa, fotos internas e externas, até mesmo a publicação de artigos.
É uma ótima opção para divulgar o seu negócio principalmente por que o Google tem dado bastante importância para os resultados locais, colocando as fichas do Google meu negócio à frente dos resultados orgânicos.
Você pode definir área de atendimento na ferramenta e sempre que alguém próximo fazer uma busca próximo fisicamente a você, você aparece com mais prioridade.
É uma ferramenta de ótimos resultados, por isso faça o seu cadastro o quanto antes.
Demais serviços
É difícil saber qual o negócio que vai ser diretamente impactado, depende muito das determinações do governo, do que se define como serviço essencial ou não.
De qualquer forma é preciso se reestruturar e mesmo que o confinamento acabe, muitas pessoas vão ficar temerosas de sair de casa, por isso essa situação deve se estender por um bom tempo.
Fora que mesmo que tudo volte ao normal, com certeza o comportamento do consumidor vai mudar e muita gente após descobrir a comodidade de se pedir online, contratar serviços e etc pela internet, vão manter esse hábito. Por isso, é importante você começar a se adaptar o quanto antes.
Todas as dicas aqui, por mais que algumas ferramentas precisem de um conhecimento técnico maior para dar os melhores resultados, podem ser feitas por você ou alguém da sua equipe.
Comece com o que tem, e se nesse momento de crise não tem orçamento, comece usando o tempo livre para fazer pequenos serviços: Criar um perfil em redes sociais, um perfil no Google meu negócio e etc.
Assim você já começa alcançar um público e tem chance de não ficar no zero em relação a vendas.
Novamente: Vamos todos nos ajudar.
Especialista em Tráfego Pago e Marketing de Conteúdo.