Um site está muito além da aparência, sendo este, apenas um dos vários itens que compõem o sucesso de um site.
Já falamos aqui sobre, como é importante o seu site estar otimizado para o Google, ser responsivo, integrado com redes sociais e ser funcional para o seu Cliente.
E se você já seguiu todos esses passos, o que deve ser feito para continuar conquistando clientes?
A melhor forma de conseguir mais clientes com o seu site é fazer com que ele seja visitado!
Pode parecer simples, mas esse é o fator que determina o sucesso do seu site, ele deve ter um número considerável de acessos para que os uma porcentagem desses acessos se tornem clientes reais.
Um dos fatores mais importantes com certeza é o SEO (Otimização para o Google), pois com ele o seu site fica bem posicionado nas buscas do Google e consegue um grande número de acessos.
Por isso é importante você ter um site que vai muito além da aparência, o seu site deve fazer parte de uma estratégia de marketing que busca aumentar os seus clientes.
Mas se você fez isso tudo, deixou o seu site otimizado, Responsivo e rápido, você já começa a ter resultados no Google e o número de pessoas acessando o seu site aumenta consideravelmente. Mas as suas vendas ainda não alcançaram os números ideais e você pretende ter melhores resultado, como Fazer isso?
Taxa de conversão
A pessoa entrou no seu site, navegou bastante entre as páginas, e depois saiu, sem entrar em contato, mandar um pedido de orçamento ou algo do tipo, como fazer para ele voltar?
Pessoas que entram em seu site e não se tornam clientes, significa que ela ainda não foi convencida que você é quem vai resolver o problema dela.
Geração de conteúdo
A melhor forma de fazer com que seu Lead (Pessoas interessadas) continuem navegando no seu site é fazer com o seu site seja relevante para ele, e a melhor forma de fazer isso é gerando conteúdo.
Quando você gera conteúdo de qualidade, o seu Lead torna o ato de visitar o seu site em um hábito e isso é um dos fatores mais importantes para transformar um lead em um cliente.
Mas como assim, gerar conteúdo? Devo escrever no meu site?
Isso mesmo, artigos, dicas e informações. Tudo para que seu site fique sempre atualizado. E com o seu site sempre atualizado, o seu Lead vai entrar constantemente no seu site e então a chance de você transformar esse Lead em um possível cliente, aumenta consideravelmente, pois já estando no seu site, entrar em contato com você fica muito mais fácil.
Você pode ainda inserir campos de captura de e-mail no seu blog fazendo com que o seu lead deixe o e-mail dele, para que você possa sempre avisá-lo quando houver novidades no seu site.
Além disso ao gerar conteúdo de qualidade para o seu Blog, você passa a ser vista como uma autoridade, uma pessoa que sabe o que está fazendo, tem pleno conhecimento naquele assunto, e isso faz com que as pessoas passem a confiar em você e consequentemente comprar mais.
Integração com Redes Sociais
Uma ótima ferramenta para atrair pessoas para um bom artigo são as redes sociais. Divulgue os seus artigos em redes como Facebook, twitter e outras redes que deixem você colocar um link para o seu site.
Se o artigo for de qualidade, as pessoas vão compartilhar e divulgá-lo, o que vai ajudar bastante.
Por isso, uma dica importante é focar bastante na escolha do título, que deve ser bem chamativo.
Ta ok, mas como eu vou escolher o assunto para os meus artigos?
Usando o Google para definir temas para artigos
A melhor forma de definir o tema do seu artigo é saber o que as pessoas estão pesquisando.
O Google tem algumas ferramentas que podem te ajudar, como por exemplo o Google Trends, que mostras os assuntos mais pesquisados no momento e você pode ver ainda o nível de interesse em determinado assunto de acordo com os anos.
Por isso escolha assuntos relevantes e atuais que você tem certeza que o seu público vai gostar.
Listas, dicas, informações, curiosidades, tudo isso pode ser usado como temas de artigos, independente do seu tipo de negócio.
Se você possui uma loja online que vende materiais para churrasco, pode por exemplo, usar o seguinte tema: “3 Dicas incríveis para limpar a sua churrasqueira e deixá-la como nova”. Um ótimo tema não é? E o mais importante, tem um título que chama a atenção, futuramente aqui no blog, iremos falar mais sobre gatilhos mentais, para você saber como escolher bons títulos e chamadas para o seu site.
Conteúdo e SEO
Uma das melhores formas de se produzir conteúdo é aliá-lo ao SEO do seu site, fazendo com que o seu artigo seja focado em determinada palavra-chave.
No exemplo que demos acima, da dica para limpeza de churrasqueiras, podemos focar o SEO do texto na palavra-chave “Como limpar a churrasqueira” e além de conseguir acessos através de redes sociais e campanhas, você consegue leads que vêm de pesquisas do Google.
E isso é ótimo para conseguir clientes, pois o Lead, busca apenas dicas de como limpar uma churrasqueira, e ao achar o seu artigo nas buscas ele entra no seu site, lê o seu artigo e ainda conhece a sua loja, e se você vende algum utensílio que ele precisa como um kit de facas para churrasco, ele pode se transformar em um cliente!
E quanto mais você gera conteúdo, mais chances você vai ter de aparecer no Google, independente de como o seu cliente busca pelo seu produto/serviço. E assim as chances de você dominar o seu mercado vão crescendo cada vez mais.
Como vimos, as possibilidades de se conseguir clientes por meio do marketing de Conteúdo são enormes, e apesar de ser um método mais trabalhoso do marketing digital, com certeza é um dos que mais gera resultados.
Por isso, comece agora a produzir conteúdo para o seu site.
Nós da Cloud Market somos especialistas em Marketing de conteúdo e criação de sites otimizados, entre em contato e saiba como podemos ajudá-lo.