Ter criatividade pode ser considerado uma habilidade que, para criação de conteúdos, se torna uma ótima ferramenta ao iniciar os trabalhos.
Para os profissionais de marketing, a criatividade pode ser definida como uma ferramenta básica. E para que os conteúdos desenvolvidos sejam bons, é necessário desenvolver a criatividade diariamente.
Naturalmente, estar em um processo de desenvolvimento inovador é saber como estimular a criatividade. Em certos casos, a criatividade pode ir além de criar conteúdos, pode fazer parte até mesmo de um projeto de usina hidrelétrica.
Quando o assunto é sobre criatividade, podemos dizer que é a mesma coisa que se posicionar quanto a capacidade de uma pessoa de criar um conteúdo de acordo com ideias para promover alguma ação empresarial.
Na prática, de nada vale ter uma ideia inovadora se não conseguir colocá-la em prática, utilizando preferencialmente a criatividade para aumentar o engajamento do público-alvo.
Pode parecer óbvio, mas a criatividade precisa ser aplicada em praticamente qualquer atividade, desde a criação de conteúdos até mesmo em um acompanhamento tecnico de segurança do trabalho, onde o responsável precisa, às vezes, ter a criatividade para mudar os planos.
Antes de explicar como a criatividade consegue ser bastante útil para a criação de conteúdos, devemos, inicialmente, compreender qual o significado dessa habilidade.
O que é criatividade?
Na antiguidade, os pensadores consideravam a criatividade como um dom que era destinado apenas para algumas pessoas. Os escolhidos tinham a capacidade de receber a grandiosidade, como uma mensagem divina.
Contudo, podemos dizer que, atualmente, praticamente todas as pessoas possuem o poder de desenvolver a sua criatividade.
Na infância a criatividade é uma habilidade que começa a ser desenvolvida, e ao longo do tempo a tendência é que ela seja melhorada.
É certo dizer que o processo de desenvolvimento envolve errar, ou seja, qualquer erro que você cometer na sua vida, pode favorecer na hora de ter que colocar a criatividade em prática.
Outra prática para desenvolver a criatividade está relacionada a sair da zona de conforto. Procure explorar novas realidades e, além disso, tente pensar fora da caixa e exponha a sua opinião mais vezes.
Como estimular a criatividade
A princípio, devemos dizer que para estimular a criatividade é necessário seguir alguns pontos. São eles:
- Comportamento criativo;
- Observação;
- Refletir sobre o seu trabalho;
- Espaços de trabalhos diferentes;
- Mudar os hábitos.
O comportamento criativo, por sua vez, é uma fase de autoconhecimento. Em outras palavras, é preciso lembrar de momentos onde você teve ideias criativas e se aprofundar nesse tipo de experiência.
A observação envolve ter um olhar atento a tudo que acontece ao seu redor. Saia um pouco do celular e observe as coisas do cotidiano.
Refletir sobre o seu trabalho é pensar em quais partes poderiam ser melhoradas. É comum errar, e como dito, através dos erros é onde você pode desenvolver esses pensamentos para aprimorar sua criatividade.
Já o espaço para realizar os trabalhos está relacionado a executar suas atividades em lugares confortáveis. Isso irá refletir diretamente no resultado final. Ações como essa, em certos casos, podem fazer com que projetos ambientais, por exemplo, tenham um progresso maior do que esperado.
Por fim, mudar os hábitos envolve ter alguns costumes diferentes. Nessa parte, procure explorar mundos que você talvez não conheça.
Relação da criatividade e conteúdo
Quando falamos sobre criação de conteúdo, é inevitável não falar sobre as estratégias de marketing que, por sua vez, têm a criatividade como uma das principais ferramentas na hora do desenvolvimento.
Na prática, a criatividade pode fazer até mesmo que assuntos complexos, como aumento de carga elétrica, se torne uma pauta interessante para pessoas que não possuem muito interesse sobre o tema.
Inicialmente, a criatividade é capaz de gerar um certo valor no conteúdo. Essa ação costuma acontecer por meio das palavras, que precisam ser inseridas naturalmente no material.
Quando o conteúdo possui um nível de criatividade, logo é possível observar que o mesmo tem uma originalidade. Quanto mais original for, mais irá agregar no profissionalismo do conteúdo.
Com isso, podemos citar o marketing de conteúdo, que é um conjunto de estratégias ligadas diretamente com a criatividade e, obviamente, com a criação de conteúdo também.
O segundo ponto a ser levantado é a necessidade de pensar criativamente desde o começo de um plano estratégico. É pelo fato de desenvolver conteúdos criativos que uma página ou site pode aumentar o número de cliques.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
CEO e Gestor de Projetos de SEO na Cloud Market. Especialista em SEO atuando há mais de 9 anos no mercado.