Saiba que o Link Building é uma das principais estratégias de SEO, buscando a otimização para mecanismos de busca.
Construindo uma rede de links para o seu site, você estará mostrando para o Google que sua página é uma referência e merece estar nas primeiras posições na SERP, página de respostas.
O algoritmo do mecanismo de busca acredita muito no que links têm a dizer, sendo por meio deles que o robô rastreia novos conteúdos para indexar e tem a percepção de como as páginas se relacionam.
São exatamente essas relações que mostram a relevância de uma página na web, sendo essencial para um bom ranqueamento nos buscadores.
Neste artigo vamos abordar o link building, e como aplicá-lo da melhor forma para sua empresa de inspeção predial a saúde dos edifícios e para os mais diversos segmentos.
O que é link building?
Trata-se de um conjunto de estratégias de SEO que têm como objetivo construir uma rede de links para uma página, direcionando o tráfego e fortalecendo sua autoridade frente aos mecanismos de busca.
Os links podem ser internos ou externos, mas quando se trata de link building geralmente falamos dos links externos, aqueles conquistados de outros sites, também chamados de inbound links ou backlinks.
Quanto mais links direcionam para sua página, mostram ao Google sua popularidade e autoridade do seu site de armazem logístico SP diante do mercado.
Tenha em mente que o buscador investiga os links que direcionam para um site para saber se ele é bem citado e se tem boas referências. A relevância na área de atuação vem dos links provindos de sites confiáveis, populares e referenciais.
Dependendo do especialista, podemos dizer que o link building engloba também os links internos, aqueles links que redirecionam para suas próprias páginas.
Os links internos também são avaliados pelo Google para entender a qualidade e a relevância de um conteúdo, pensando se ela merece um melhor posicionamento nos resultados das buscas.
Mas lembre-se: o mais importante é pensar na experiência do usuário, então insira links apenas quando eles fizerem sentido na navegação do site da sua empresa que presta serviço de estrutura metálica.
Por que links são importantes?
Os links são parte da web, existindo desde o início da história. Podemos dizer que a World Wide Web pode ser definida como um conjunto de documentos interligados que formam uma espécie de teia.
Os links são os responsáveis por promover essa interligação, fazendo os usuários navegarem entre:
- Páginas;
- Sites;
- Imagens;
- Vídeos;
- Arquivos.
E como já vimos, os mecanismos de busca se baseiam nessa estrutura de links para rastrear e classificar os sites. Para colocar os conteúdos da web de forma ordenada para os usuários, os mecanismos de busca usam essa estrutura de interligação da web.
O Google se destaca no cenário dos buscadores, e em sua trajetória lançou um algoritmo que mudaria bastante a história da indexação de páginas: o PageRank.
Ele considerava uma série de fatores para fazer a classificação da página, analisando o conteúdo, palavras-chave e sua popularidade na internet, por meio da rede de links.
A relevância do site passou então a ser medida em grande parte pela quantidade de links que ele recebe de outros sites, como a indicação do seu site de capa térmica para piscina sob medida em um grande site de piscinas.
Desde quando foi implementado até hoje, o algoritmo evoluiu muito, e passou a considerar não só a quantidade de links, mas a relevância das páginas de onde vêm esses backlinks.
Segundo o algoritmo, quando páginas de qualidade e de diferentes domínios criam links, a página linkada recebe parte da sua autoridade, chamada de link juice. É dessa forma que os buscadores conseguem classificar os sites de acordo com sua autoridade no mercado.
Como o Google avalia os links?
Para utilizar o link building de forma correta, vamos entender como o Google avalia os links nas páginas.
Pontuamos a seguir os principais fatores que o Google avalia no perfil de links de uma página e você vai perceber que a avaliação vai muito além da quantidade, considerando a qualidade como seu principal critério.
Quantidade de links
Para quem está no mercado há mais tempo como um negócio de catraca eletrônica para empresa, presenciou a fase em que esse era o primeiro critério adotado pelo Google.
A base do PageRank era que quanto mais links o site recebia, mais relevante ele era, de forma que a quantidade de links demonstrava sua popularidade na web.
Atualmente, esse critério continua sendo um fator importante na avaliação, mas ele não vem sozinho, pois não adianta receber vários links de sites que não sejam confiáveis.
Diversidade de links
Quanto maior a diversidade de canais que apontarem o link do seu negócio, maior a popularidade da sua página. Para o mecanismo de busca, o site demonstra ter mais autoridade quando recebe links de diversos domínios diferentes.
Contexto do link
Saiba que o Google consegue compreender o contexto em volta do link para saber se ele é realmente relevante.
Primeiro entenda que o Google entende que links relacionados a sites de sua área de atuação, como elaboração de projeto de terraplenagem têm mais valor, pois fazem mais sentido para o público daquele site.
O mecanismo de busca faz uma avaliação das palavras que aparecem perto do link, as chamadas “co-ocorrências”. São elas que ajudam o Google entender o tema da página e se o link faz realmente sentido naquele contexto.
O Google também avalia outros links que estão próximos, de forma que se todos forem links para sites de qualidade, a página ganha mais relevância e transmite mais link juice.
Mas cuidado: se você tiver um número muito grande de links, a sua página tende a receber menos link juice, pois o site está transmitindo autoridade para muitas outras páginas.
Por fim, a posição do link também conta. Quando está no conteúdo principal tem mais valor, principalmente no início do texto. Quando está no cabeçalho ou rodapé, foi provavelmente inserido apenas para gerar um backlink, e acaba tendo menos valor.
Texto-âncora
O texto âncora é o texto clicável no link e também diz muito sobre a página que foi linkada em seu site.
Geralmente ele traz uma palavra-chave ou uma pequena descrição do que será encontrado ao clicar no link. Dessa forma, o Google usa esse fator para indexar as páginas, e o texto âncora ajuda a identificar quem está tentando ludibriar o buscador.
Aplicar uma correspondência exata da palavra-chave no texto âncora dos backlinks é uma forma de reforçar a autoridade para aquele termo. Um site que mostra o custo de elevador para deficiente sabe que os backlinks devem ser conquistados e colocados naturalmente.
Confiabilidade
O TrustRank foi outra evolução no algoritmo do Google, e com ele passou a considerar a confiabilidade dos sites no rankeamento.
Dessa forma, quanto mais próximo você estiver de sites confiáveis, mais confiável seu site será também recebendo mais link juice. Sites confiáveis são todas as páginas que ajudam a construir uma internet mais segura e mais relevante aos usuários.
Visando avaliar a confiabilidade de um site são considerados fatores como a idade do domínio, o uso de certificados de segurança, a qualidade do conteúdo, entre outros.
Links de outros sites para sua página
O que as outras páginas dizem sobre a sua, os links externos que direcionam para sua página, têm mais valor para o Google do que os links internos.
Seus links para suas próprias páginas
Os links que você insere do seu próprio site de mão de obra terceirizada limpeza não têm tanto peso quanto os backlinks, mas eles ajudam a mostrar a hierarquia das suas páginas para o Google.
Links do seu site para outras páginas
Os links dentro da sua página que direcionam para sites externos tem peso também no rankeamento. O buscador avalia se você fornece links para sites confiáveis, populares e com autoridade no mercado.
Velocidade de ganho de links
No início da história do SEO, os backlinks eram normalmente muito praticados pelo black hat, que são práticas para ludibriar o buscador.
Era comum criar fazendas de links, as link farms, ou serem utilizados esquemas de compra e venda de links. Dessa forma se ganhavam backlinks rapidamente.
O Google reforçou seu algoritmo para identificar e penalizar quem faz esse tipo de prática. Um dos recursos para fazer isso é verificar a velocidade de ganho dos links.
Afinal de contas, ganhar muitos links em muito pouco tempo configura algum esquema de black hat, uma vez que um perfil com links naturais tem um crescimento gradual.
Considerações finais
Neste artigo você aprendeu mais sobre como usar o link building e quais são os fatores importantes para o rankeamento de sua página.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.