O RankBrain é uma inteligência artificial e por isso está em constante evolução, aprende de acordo com as buscas que são realizadas no Google. Ficando responsável por entregar sempre o resultado mais relevante possível para o usuário.
Com a Implementação do RankBrain, o motor de busca parou de enxergar as buscas apenas como palavras-chave, mas definiu entidades na Internet, criando um código único para cada uma.
Por exemplo, quando você busca por “Pizzaria em Santos”, o Google sabe que “Pizzaria” é um local que vende pizzas, e portanto provavelmente você está querendo pedir ou mesmo ir até uma pizzaria e “Santos” é outra entidade, que se refere a uma cidade.
Dessa forma, ele sabe que é uma busca local e por um produto específico, entregando assim, resultados de pizzarias que atendem essa região, ou até mesmo no caso de você fazer essa busca de um local próximo e que não seja necessariamente em Santos, ele pode mostrar pizzarias que tem como área de entrega, o seu endereço.
Outro exemplo de como o RankBrain é complexo é você buscar por exemplo por “Local do Jogo do Brasil”
Se for ocorrer algum jogo de uma das seleções Brasileiras nos próximos dias, o Google pode te mostrar uma caixa de resposta com uma ficha completa desse jogo e até dos próximos.
Mas se por exemplo, você faz essa busca no dia e na cidade onde vai ter o jogo do Brasil, o Google analisa que você provavelmente quer chegar até o jogo e pode te mostrar um mapa de como chegar até o estádio.
Por isso, com o RankBrain, podemos encontrar resultados diferentes para a mesma pesquisa, mudando de acordo com quem pesquisa, dispositivos, datas, localização e diversos outros fatores.
O RankBrain é um dos itens mais complexos do código, por isso, futuramente iremos escrever aqui um artigo dedicado exclusivamente para ele.