Sempre que pensamos em Marketing Digital, milhares de ideias de estratégias pipocam em nossa cabeça. Seja de email marketing ou SEO, inbound marketing ou PPCs, não importa por qual meio você siga, nenhum deles será efetivo se não tiver um ponto essencial em mente.
E por ponto essencial estamos falando sobre conhecer, a fundo, quem é o seu cliente, como ele deseja e principalmente como ele age! Ou seja, conhecer o Comportamento do Consumidor.
Isso pode parecer algo simples, e realmente é, mas não se deixe enganar por sua facilidade. Saber como o cliente compra e que caminhos ele percorre para isso é a chave para que aprendamos a atraí-lo e conquistá-lo.
Fique de olho nas dicas que daremos sobre o Comportamento do Consumidor para que possa usar essa estratégia de gestão o mais cedo possível em sua empresa!
O Comportamento do Consumidor e o Momento Zero da Verdade
Você já parou para pensar como o seu próprio modo de agir durante um momento de compra se alterou com o tempo?
Se até alguns anos atrás seria inimaginável dizer que poderíamos fazer compras de mercado via celular e que elas chegariam até mesmo de drone em nossas casas, hoje isso não choca mais ninguém.
A forma como consumimos mudou drasticamente, contudo nem todos estão atentos a essas mudanças. O que para nós, pessoas preparadas para entender o comportamento do consumidor moderno, é uma vantagem e tanto no mercado.
Descoberto há alguns anos pelo Google em parceria com a Shopper Sciences, o ZMOT (Zero Moment of Truth), ou Momento Zero da Verdade, chegou como a grande novidade do mundo do marketing digital.
Embasada em 4 pilares, que em breve explicaremos, o ZMOT se refere a um momento de decisão do cliente que precede uma compra. Ou seja, é aquele período no qual estamos juntas informações para decidir se vamos ou não consumir.
De forma simples, podemos dizer que esse estudo feito com os clientes de mais de 5 mil empresas foi capaz de desvendar as novas ações que compõem o comportamento do consumidor moderno.
Cada um destes modos de agir, virou então um dos pilares que dão sustentação ao Momento Zero da Verdade. São eles:
- Ranqueamento orgânico em mecanismos de pesquisa
- Avaliações e reviews online de antigos consumidores
- Procura por tabelas ou listas comparativas entre produtos, marcas ou serviços
- Busca por cupons de desconto ou outras vantagens financeiras
Perceba que os pilares do ZMOT formam um caminho que vai desde o momento de descoberta de uma necessidade, até o momento de compra.
Desse modo, para que fique mais clara a aplicação do comportamento do consumidor nesse novo modelo que domina o mercado, explicaremos em detalhes o primeiro pilar.
Ranqueamento orgânico em mecanismos de pesquisa
Assim como havíamos comentado anteriormente, o uso da internet para efetuar compras é uma dinâmica crescente, que se intensificou no último ano por conta da pandemia. Haja visto o crescente desenvolvimento dos e-commerces, que registraram um aumento de 73,88% em 2020.
Com essa informação em mente, precisamos pensar em como ela implica no desenvolvimento da relação entre cliente e empresa.
Para tal, vamos pensar como consumidores. Imagine que você deseja comprar um novo celular.
Desse modo, o primeiro passo que se toma para solucionar essa necessidade é usar buscadores online, como Google, Bing e Yahoo!, para pesquisar sobre o produto que precisa.
Esse é um comportamento comum para os consumidores modernos que, graças ao desenvolvimento tecnológico, têm sempre acesso a um computador de última geração na palma de suas mãos.
O famoso “dar um Google” passa então a ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de estratégias de marketing, que se apoiam essencialmente no modo de agir dos clientes.
Contudo, um fato que poucos lhe contam é que não basta apenas acompanhar esse movimento de estar presente nos buscadores digitais. É preciso dar um passo a mais e entender como o público interage com estas plataformas.
De acordo com dados da Smart Insights, coletados em 2021, descobriu-se que os compradores têm por hábito recorrente, acessarem apenas as três primeiras páginas ranqueadas organicamente nos mecanismos de busca.
Ou seja, se você não está entre os 3 melhores colocados, as chances de sequer ser encontrado pelo público durante sua jornada de consumo é quase nula!
Em dados concretos, descobrimos que o primeiro ranqueado possui 34% dos cliques, o segundo já cai pela metade com apenas 17% dos acessos e o terceiro fica somente com 11%.
Daí por diante os números despencaram cada vez mais, até que por volta do 15° colocado, eles passaram a serem inexistentes.
Na prática isso significa que estar bem posicionado é essencial para quem deseja cumprir seu papel é estar junto ao cliente.
Logo, deixamos como dica o uso de estratégias como SEO e Marketing de Conteúdo para que ganhe alguns pontos com os franqueadores digitais e, por consequência, suba algumas posições.
Conclusão
O Comportamento do Consumidor é mais do que uma simples estratégia de marketing digital, mas uma estratégia de gestão. Uma vez que ele deve atingir toda a empresa, sendo seu foco de ação.
Ao encontrar o modo de agir dos seus clientes você descobrirá também as melhores formas de alcançá-los e convertê-los. Por isso, não perca mais tempo e invista no comportamento do consumidor.
E agora que já sabe tudo o que precisa sobre o assunto, não se esqueça de nos deixar um comentário dando sua opinião sobre o artigo antes de colocar a mão na massa!