Ter um site é realmente importante para o meu negócio?
Muitas Empresas ainda questionam se é importante para seus negócios ter um site institucional.
E veremos que esse ainda é um fator crucial para a criação de credibilidade de uma empresa.
Nos Primórdios da Internet, ocorreu um enorme crescimento no número de sites institucionais, era o grande diferencial para as Empresas ter algo tão novo como um “Website”. O que se viu depois foi uma saturação desses sites, com a grande maioria sendo feitos de qualquer forma e sem planejamento. A baixa qualidade dos sites resultava em baixíssimos resultados e com o tempo as Empresas começaram a investir cada vez menos nesse tipo de divulgação e hoje ainda se vê muito dessa cultura de “Não preciso de um site para minha Empresa”.
Mas com o crescimento da Internet 2.0 e a explosão de acessos a Internet e crescimento das Redes Sociais, os sites institucionais começam a voltar a ter destaque, mas apesar de ainda se ter uma serie de sites de baixa qualidade, feitos muitas vezes por “Profissionais” que não sabem o valor de um site institucional de qualidade e o poder que de crescimento que ele pode oferecer para as Empresas, através de muitos testes e estudos muto já se sabe sobre como deve ser um site de qualidade e que traga retorno para a Empresa.
Um site institucional de qualidade
Credibilidade junto aos clientes
Já é de praxe um cliente ou mesmo possível interessado em seus serviços e/ou produtos perguntar se a sua Empresa tem um site.
Quando a Resposta é “Não”, você pode ter perdido um possível cliente.
Muitas vezes em uma conversa rápida um possível cliente não consegue todas as informações necessárias para fechar negócio, e o que normalmente ele faz é buscar informações sobre a Empresa na Internet e um site bem feito pode ser o fator decisivo para o cliente. Um site institucional bem feito tem que ser claro e direto, e que venda bem o seu produto e/ou serviço.
Alcance
Por melhor que seja o produto ou serviço que sua Empresa oferece se você não é visto as pessoas acabam não te conhecendo e você perde um número considerável de clientes.
Estudos mostram que uma Empresa que não tem presença digital alcança em média apenas 10% do público que ela alcançaria com a Internet.
Interação com os Clientes
Através de um site uma empresa pode manter o seu cliente sempre informado, seja através de uma área de notícias ou um Blog com conteúdo exclusivo.
A Empresa pode também disponibilizar formulários de contato, sistema de Webchat, áreas para tirar dúvidas e várias outras opções que podem melhorar o seu relacionamento com o cliente.
Design
Um site com uma boa aparência, com uma boa identidade visual, chama a atenção do cliente e já causa uma boa impressão.
É importante também pensar em fatores como Textos otimizados, facilidade de contato, boa navegação e evitar o excesso de informação.
E-commerce
O seu site institucional pode ser ainda uma ligação para uma loja virtual onde você também vende os seus produtos.
E-commerce que geram conteúdo, tem tido resultados expressivos, sendo esse o diferencial de muitas lojas online.
Esses fatores são essenciais para qualquer site, e hoje muitas empresas tem suas histórias mudadas a partir do momento que investem em um site profissional.